Serviços

Você está em: Início / Serviços

Ativação e manutenção de Porto-a-cath

O IHHS possui equipe altamente qualificada e habilitada a realização da ativação e manutenção do Port-a-cath.

Coleta de Plaquetas por Aférese

O IHHS coleta plaquetas por aférese por meio de um equipamento que permite retirar somente as plaquetas.

Em uma doação de plaquetas por aférese é possível coletar de 6 a 8 vezes mais plaquetas do que em uma doação de sangue total, sem causar qualquer dano ao doador.

Critérios para ser um doador de plaquetas por Aférese:

- Atender a todos os critérios de doação de sangue convencional e alguns em particular ao procedimento, tais como:

- Possuir bom acesso venoso, que permita a coleta;

- Apresentar boa contagem de plaquetas (a ser avaliado através de um hemograma que antecede a doação);

- Ser doador de sangue (preferencialmente);

- Possuir peso acima de 70 kg;

- Ter disponibilidade para permanecer cerca de 1-2h para a doação;

Imunohematologia do Paciente

Realizamos os principais testes pré-transfusionais:

Grupo sanguíneo e a classificação Rh(D);

Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI), conhecida anteriormente como Coombs Indireto: pesquisa a presença de anticorpos livres no soro ou plasma.

Prova de compatibilidade: teste a compatibilidade entre o soro ou plasma do paciente e as hemácias do doador que serão transfundidas

No caso de uma Pesquisa de Anticorpos Irregulares positiva, testes adicionais serão realizados na amostra do paciente.

Identificação de Anticorpos Irregulares: utilizado para tentar definir a especificidade do(s) anticorpo(s) presente(s) na amostra, através do uso de hemácias comerciais com fenótipos conhecidos que serão colocadas em contato com o soro ou plasma do paciente.

Autocontrole: teste realizado com as hemácias e o soro (ou plasma) do próprio paciente. Visando a diferenciação ente alo e auto-anticorpo.

Teste de Coombs Direto: pesquisa a presença ou ausência de anticorpos fixados nas hemácias do paciente. Eluição: No caso de Coombs Direto positivo, poderá ser utilizada uma técnica de dissociação deste anticorpo da superfície das hemácias para uma posterior identificação.

Adsorção: Técnica empregada para que o anticorpo livre no plasma ou soro se prenda à membrana da hemácia. Muito útil na separação de anticorpos em caso de misturas, quando um deles já tenha sido identificado e esteja prejudicando a identificação dos demais.

Fenotipagem: Pesquisa os antígenos presentes na superfície das hemácias

Após a realização dos testes, a amostra permanecerá armazenada por 72h para o caso de necessidade de repetição de algum dos testes. Além disso, uma alíquota de soro é separada e congelada no momento do primeiro atendimento. Esta amostra passa a fazer parte da soroteca de pacientes e é armazenada durante 6 meses.

Painel Eritrocitário Estendido:Quando um paciente apresentar anticorpos antieritrocitários irregulares

clinicamente significativos nos testes dispostos,ou tiver antecedentes de presença de tais anticorpos, o sangue total ou concentrado de hemácias a serem transfundidos serão compatíveis e não possuirão os antígenos

correspondentes.Recomenda-se a realização da fenotipagem para os antígenos eritrocitários no sangue do paciente, dos sistemas Rh (E, e, C, c), Kell (K), Duffy (Fya, Fyb), Kidd (Jka, Jkb) e MNS (S, s), para pacientes aloimunizados contra antígenos eritrocitários ou que estão ou poderão entrar em esquema de transfusão crônica, com o objetivo de auxiliar a identificação de possíveis anticorpos antieritrocitários irregulares.

Noripurum Endovenoso

Infusão de Noripurum endovenoso em pacientes que necessitem, e que apresentem condições clínicas para realizar esse procedimento em regime de ambulatório conforme prescrição médica. Procedimento realizado sob supervisão e acompanhamento médico.

Para atendimento, proceder da seguinte forma:

1. Agendar data e horário da infusão através do telefone (79) 3013-1115 ou 3302-7621 e informar a solicitação do médico responsável pelo paciente.

2. Trazer o pedido do médico responsável pelo tratamento no dia agendado.

3. As Infusões são realizadas apenas pela manhã ou tarde( até as 16h).

Nossos Hemocomponentes

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe, tem a dispor de seus pacientes hemocomponentes com garantia de qualidade e segurança.

Nossos Hemocomponentes:

- Concentrado de hemácias, Concentrado de hemácias filtradas, Concentrado de hemácias lavadas,Concentrado de hemácias lavadas e filtradas, concentrado de hemácias Irradiadas

- Concentrado de plaquetas, Concentrado de plaquetas filtrada, Concentrado de plaquetas Irradiadas

- Plama Fresco Congelado, Plama Fresco Congelado filtrado, Plama Fresco Congelado Irradiado

- Crioprecipitado

Plasmaférese Terapêutica

Realizamos procedimento de plasmaférese terapêutica, de acordo com os protocolos determinados pela AABB (American Association of Blood Banks).

Dispomos de equipamentos de ponta e profissionais habilitados (médicos, biomédicos e enfermeiros) para realizar procedimentos complementares aos tratamentos de base visando melhores resultados terapêuticos de seus pacientes.

Sangria Terapêutica

O IHHS faz atendimento a pacientes que necessitem, periodicamente, submeter-se à sangria terapêutica e que apresentem condições clínicas para realizar esse procedimento em regime de ambulatório. O volume sanguíneo é retirado de acordo com a prescrição médica e avaliação do hematologista do nosso serviço. Este processo se assemelha a uma doação de sangue, com duração de cerca de 5-15 minutos.

Para atendimento, proceder da seguinte forma:

1. Agendar data e horário da transfusão através do telefone (79) 3302-7621 ou 3013-1115 e informar o convênio e a solicitação do médico responsável pelo paciente.

2. Trazer o pedido do médico responsável pelo tratamento e os exames de sangue mais recentes no dia agendado.

3. As sangrias são realizadas apenas no período da manhã. NÃO comparecer em jejum. Ter feito refeição leve. Tomar muito líquido antes do procedimento e ao longo de 24h.

Transfusão Ambulatorial

Com 6 leitos, nosso ambulatório dispõe de ambiente confortável para procedimentos ambulatoriais em pacientes com condição clínica e sem necessidade de internação. Realizamos também , autotransfusão pré-operatório e coleta de amostras dos pacientes cirúrgicos de algumas instituições parceiras, elegíveis de reserva de sangue.

Nosso atendimento ambulatorial é realizado de segunda a sexta de 07h às 17h.

Para atendimento, proceder da seguinte forma:

1. Agendar data e horário da transfusão através do telefone (79) 3013-1115 ou 3302-7621 e informar o convênio e a solicitação do médico responsável pelo paciente.

2. Trazer o pedido do médico responsável pelo tratamento no dia agendado.

3. As transfusões são realizadas pela manhã ou tarde.

Transfusão Domiciliar/Home Care

O IHHS possui equipe multidisciplinar composta por médicos hematologistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem altamente qualificados a realização de transfusão domiciliar em casos especiais.

Possui empresa de remoção contratada em casos de intercorrências, com isso garantindo a segurança do paciente.

HOSPITAIS CONVENIADOS

- Hospital Primavera

- Hospital São José

- Hospital Renascença

- Hospital do Coração

- Hospital do Rim

- Hospital Cirurgia

- Hospital Gabriel Soares

- Hospital da Unimed

- Hospital e maternidade Santa Helena

- Hospital e maternidade Sempre Viva

- Clínica São Camilo

- Clínica Diaverum

- Urgência do Ipes